sábado, 15 de setembro de 2012

FESTA DE SANTA CRUZINHA TERÁ PROGRAMAÇÃO COM ATIVIDADES CULTURAIS E RELIGIOSAS

A Prefeitura de Carapicuíba planejou mais uma edição da tradicional Festa de Santa Cruzinha, evento que acontece anualmente na Aldeia de Carapicuíba como uma das maiores festas de tradição cultural e religiosa do município.
Os festeiros deste ano são Albertina Pereira Leite Silva, Lício Inácio da Silva e a Comunidade Santa Catarina que agendaram a edição de 2012 para este sábado, 15, e domingo, 16. Também apoiam a Festa, a Comissão Paulista de Folclore e a Associação Sarabaquê de Difusão Cultural e Social.
A programação de sábado, 15, tem início a partir das 19 horas, com o levantamento do Mastro e a Dança de Santa Cruz, conhecida também como “Sarabaquê”. Em seguida, haverá a “Zagaia”, executada por famílias que mantêm a tradição tricentenária.
No domingo 16, será celebrada uma missa em louvor à Santa Cruz às 11 horas. No período da tarde, a partir das 14 horas, o público presente poderá prestigiar shows musicais com participação de grupos de música de raiz e “amigos da viola”, além de Congada e Folia de Reis. Às 18 horas, os fiéis sairão em procissão e depois participarão da Celebração da Palavra, finalizando a festa.  Quermesse, comida típica, artesanato também fazem parte da programação.
Festa da Santa Cruzinha
A Festa da Santa Cruzinha é uma versão simplificada da Festa de Santa Cruz que acontece no início de maio, e une a tradição cultural à celebração católica da Exaltação da Santa Cruz, comemorada no dia 14 de setembro, lembrando aos cristãos o triunfo de Jesus, vencedor da morte e ressuscitado pelo poder de Deus.
Veja vídeo produzido pela Tv Sesc na série Coleções com informações sobre esta tradicional festa.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui