Tradicional festa religiosa é festejada há mais de 300 anos.
A cidade de Carapicuíba se prepara para comemorar mais uma edição da festa da Santa Cruz, realizada entre os dias 1 e 4 de maio, na Aldeia Jesuítica de Carapicuíba, onde serão apresentados nos quatro dias de quermesse, show de música sertaneja e raiz, bingo e leilão beneficente. O evento organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, conta com o apoio da Comunidade Santa Catarina e dos festeiros, representados este ano por Israel Pereira de Souza (Nenê) e Lucia Helena de Morais.
Inaugurando a programação, no dia 1º de maio, a Praça da Aldeia apresenta a partir das 17 horas, a dança "Trança-fitas" e o Sarau Caipira. No dia 2, às 19 horas, ocorrerá o levantamento do mastro, encerramento da novena e a apresentação da Dança de Santa Cruz.
Na quinta-feira, 3 de maio, dia da Santa Cruz, às 11 horas haverá a celebração da Santa Missa e às 17 horas será dado início a procissão pelas principais ruas da cidade.
Nos dois últimos dias de festa, 3 e 4, acontecerão os shows e a reapresentação da Dança de Santa Cruz. A festa termina ao amanhecer do dia 5, quando os festeiros dançam e tocam na tradicional Zagaia, uma grande roda onde todos podem executar versinhos em sinal de grande alegria e confraternização.
A tradicional festa religiosa da Santa Cruz acontece há mais de 300 anos, muito antes da emancipação de Carapicuíba e nasceu do interesse dos Jesuítas em catequizar o povo indígena. Ao passar dos anos, houve uma fusão dos elementos católicos, com novenas, cânticos religiosos e louvações em quadrinhas da Cruz do Calvário com os elementos indígenas, com os passos da dança de Santa Cruz, conhecida como Sarabaquê ou Sarabaguê.
Fonte: Jornal Página Zero
===================================
Compartilhe esta notícia e ajude mais pessoas a se manterem informadas.
 
 

 
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui