domingo, 18 de março de 2012

CHUVAS CAUSAM PREJUÍZOS E PREFEITURA DE CARAPICUÍBA FAZ OPERAÇÃO CONTRA ENCHENTES NO CADAVAL.


As fortes chuvas que atingiram a região metropolitana de São Paulo, na semana passada, causaram enchentes, alagamentos e estragos em toda a região, inclusive em nossa cidade, dentre eles a Marginal do Cadaval, no Ariston, que foi um dos pontos mais atingidos.

Na noite do domingo os moradores iniciaram um protesto contra a enchente, fecharam a avenida e atearam fogo em móveis e pneus, que acabou em confronto entre moradores e a Polícia Militar. Uma criança de 7 anos ficou ferida por queimaduras nas pernas após ser atingida por uma bomba de efeito moral lançada pela Policia Militar.

A chuva causou prejuízo direto a 24 famílias, sendo 21 com danos materiais de pequena monta e 3 famílias com danos avaliados de grande monta –sendo que estas 3 famílias estavam localizadas diretamente na linha d’água e o município movia processo de reintegração de posse contra elas.

Já na manhã da segunda-feira, 12, o prefeito Sergio Ribeiro, ordenou que fosse imediatamente iniciada uma “Operação Contra Enchentes” nos locais atingidos pelas águas.

A Operação Contra Enchentes consiste no atendimento imediato ás famílias vitimadas, feito pela Defesa Civil e Secretaria de Assistência Social, limpeza das ruas, avenidas, bocas de lobo, tapa-buracos e recuperação asfáltica das vias públicas atingidas, através da secretaria de Obras e diversas outras ações complementares de outras secretarias e departamentos tais como: Saúde, Tranportes e Transito e outras. A ação utiliza mais de 120 funcionários e diversas máquinas e caminhões.

Foi também convocada pelo prefeito Sergio Ribeiro, uma reunião técnica, para tratar de ações para minimizar as enchentes e alagamentos na Marginal do Cadaval, em especial sobre a obra de canalização do córrego Cadaval, no trecho do Ariston.

A reunião teve a presença dos engenheiros da prefeitura municipal de Carapicuíba, a Defesa Civil, na presença do coordenador Zezinho, secretário de Obras Joel Madeireira, Paulo Celegato –ex-vice-prefeito e secretário de Obras da gestão anterior-, de Wanderley Magalhães –ex-secretário de planejamento da gestão anterior e funcionário de carreira da PMC, do secretário de Governo e Segurança Dernal Santos. A reunião presidida pelo prefeito Sergio Ribeiro foi acompanhada ainda pelos vereadores: Emilia Ramalho, Professora Sonia, Tantinho, Alexandre Pimentel, Waltinho, Zé Amiguinho, Joel Gama e Abraão Junior, do deputado estadual Isac Reis e o vice-prefeito Salim Reis.

Na reunião foram abordados os aspectos técnicos da obra de canalização do córrego do Cadaval –concluída na gestão anterior-, e foi constatado e descobertos pontos de retenção de sujeira e estrangulamento na canalização do córrego.

Ficou decidido que para tentar melhorar o escoamento das águas pelo leito canalizado, seria necessário abrir e modificar o trecho compreendido na confluência com a Avenida Dante Carraro.

Ás 06h00 da manhã da terça-feira,13, prefeito Sergio Ribeiro, secretário Joel da madeireira, Paulo Celegato, reuniram-se juntamente com funcionários da empresa Tecla para procederem ao início das obras contra enchentes neste trecho, que compreende: o corte e abertura do asfalto e a colocação de aduelas (tubos celulares - são peças pré-moldadas em concreto armado com seções retangulares ou quadradas), no lugar de um tubo (circular) com vazão menor ao das aduelas -que foi colocado na época em lugar de uma antiga ponte existente no local, e que cria um ponto de estrangulamento das águas no local-. Acredita-se que a retirada deste ponto de estrangulamento, melhorará bastante o escoamento das águas no local.

As ações das Obras Contra Enchentes, foram acompanhadas pelo próprio prefeito, que permaneceu no local durante todo o dia.

Além disso, também serão efetuadas as seguintes obras no local:

- A limpeza do leito canalizado do Cadaval;

- A construção de galerias laterais para permitir a saída de gases e a entrada de máquinas (micro trator);

- Rebaixamento da calha do Rio Cotia, para igualar ao leito do Rio na divisa com Barueri;

- Desvio de 90 graus do leito do córrego em direção ao Rio Cotia (após a saída: de 3 casas reintegradas(atrás da frutaria) da frutaria –já com mandado de reintegração de posse-, do desmanche dois irmãos (em definição da justiça));

- Drenagem do trecho final da Rua Mirassol; Do largo onde param os ônibus e asfaltamento do local;

Fonte: Jornal Guia Carapicuiba
===================================
Compartilhe esta notícia e ajude mais pessoas a se manterem informadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui