A 8ª edição do prêmio destaca municípios de todo o país pelas gestões criativas e responsáveis do PNAE
A Prefeitura de Carapicuíba se inscreveu na 8ª edição do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar 2011, promovido pela ONG Ação Fome Zero, que destaca municípios de todo o país pelas gestões criativas e responsáveis do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A cerimônia de premiação das prefeituras acontece em novembro, em Brasília.
.
Para concorrer ao prêmio é preciso submeter os projetos de execução do PNAE a uma avaliação qualitativa e quantitativa. Depois da pré-seleção, uma comissão técnica visita cada município e faz a checagem da aplicação dos projetos. “Esse prêmio tem critérios rígidos, como número de calorias e nutrientes no cardápio e o trabalho de educação alimentar. E nós conseguimos estar dentro desses critérios”, conta a secretária de Educação de Carapicuíba, Aparecida Graça Carlos.
.
Para a secretária, a qualidade da merenda é fundamental para manter o aluno na escola. “As crianças de creche ficam na escola o dia todo. E nós temos muitas crianças abaixo do peso e da medida. Estamos acompanhando esses casos com pediatras e nutricionistas, com uma merenda de qualidade, com todos os nutrientes que as crianças precisam para se desenvolver”, disse.
A secretaria municipal oferece cinco refeições diárias para crianças das creches, e duas para alunos da EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) e da EMEF (Escola Municipal de Educação Fundamental). O cardápio da merenda conta com mais de cem itens, que inclui carne, frango, peixe, legumes, arroz, feijão, macarrão e frutas variadas. “As crianças que possuem diabetes, ou intolerância à lactose, por exemplo, também têm uma dieta especial”, garante Graça.
.
O trabalho de educação alimentar, em Carapicuíba, também passa por projetos como a Horta Escolar e a Horta Comunitária. O primeiro é realizado junto às escolas, onde os alunos cuidam de hortas e fazem trabalhos ecológicos e de sustentabilidade. “A crianças estão aprendendo todo o processo de desenvolvimento das hortaliças. Elas plantam, colhem, e depois degustam o sabor”, conta a secretária.
.
Já o projeto da Horta Comunitária é executado pelas crianças, em parceria com os pais. “É interessante que isso está indo para casa. Muitos pais começaram a fazer pequenas hortas dentro de casa. São coisas simples e que não custam caro”, avalia.
.
As escolas municipais também realizam palestras de educação alimentar, que são abertas para a participação dos pais de alunos e responsáveis. “Nós pedimos para que os pais diminuam refrigerantes, e outras coisas que não existem no nosso cardápio. Temos relatos de pais que contam que os filhos não comiam legumes e verduras, e hoje comem de tudo. A alimentação também é uma educação”, explica a secretária.
===============
PARTICIPE DOS ACONTECIMENTOS DE NOSSA CIDADE. DEIXE SEU COMENTÁRIO SOBRE ESTA NOTÍCIA.
Como educadora deste município não poderia deixar de comentar a respeito da importância que o Sérgio Ribeiro vem dando à questão da alimentação de boa qualidade que nossas crianças hoje recebem.
ResponderExcluirO compromisso inicial do prefeito vem sendo cumprido efetivamente em cada setor ,especialmente com relação à qualidade do ensino e da alimentação. Parabéns Sérgio Ribeiro.