segunda-feira, 30 de julho de 2012

COM DESATIVAÇÃO DO TERMINAL DE ÔNIBUS, CARAPICUÍBA INICIA CONCRETIZAÇÃO DO SONHO DO ‘NOVO CENTRO’


A Prefeitura de Carapicuíba deu a largada oficial para a implantação do sonhado “novo centro” da cidade na terça-feira, 24, com a autorização assinada pelo prefeito Sergio Ribeiro (PT) para a desativação do terminal rodoferroviário e a transferência das linhas de ônibus que operam no local.

Projeções do futuro bulevar e Novo Centro, com túnel na Mário Covas
A desativação foi negociada com as permissionárias de transporte coletivo da cidade. Os pontos de ônibus serão transferidos para a área ao lado da Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN), em frente à Praça das Bandeiras e nas ruas próximas.

De acordo com  Sergio Ribeiro (PT), este é o primeiro passo para o início do que ele classifica como “a maior obra já realizada na história da cidade e que modificará totalmente a região onde hoje se concentram a estação, o terminal e o comércio informal do entorno, o Novo Centro”.

Os ônibus que atualmente entram no terminal deverão entrar na rua Alzira di Pietro Pólito para chegar aos novos pontos finais. Os locais estão sendo preparados para que possam atender a população que utiliza esse local de desembarque para seguir viagem via CPTM ou ônibus intermunicipais.


Máquinas preparam o local para transferência das linhas de ônibus (Sabrina Salvi)
BULEVAR E NOVO TERMINAL

A reformulação do centro prevê a construção de passarela de ligação entre o Calçadão e o Parque da Lagoa, proporcionando também fácil acesso à Faculdade Nossa Cidade, à escolas ETEC e à  faculdade FATEC. Mas a intervenção mais importante é a construção de um túnel sob a avenida Mário Covas, a principal do centro da cidade e o novo terminal de ônibus com acesso à CPTM. A obra conterá, ainda, um bulevar que ficará sobre o terminal de ônibus, com acesso a ele e à estação de trem através de escadas rolantes e centro comercial integrado ao terminal.

A obra é uma parceria entre o governo do Estado e a Prefeitura de Carapicuíba, por meio do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (FUMEFI).

As intervenções são as maiores realizadas pelo FUMEFI até hoje, segundo informações da Prefeitura de Carapicuíba, somando cerca de R$ 60 milhões. Para a construção das ruas do sistema viário da Lagoa foi necessário a canalização do Córrego da Pedreira, abertura das novas vias e pavimentação. O Viário da Lagoa oferece nova ligação do município à Rodovia Castello Branco e acesso às faculdades FATEC e Faculdade Nossa Cidade.

Com a obra do “novo centro”, a Avenida Mário Covas ficará mais rápida, sem semáforos e faixas de pedestres, e a população ganha a segurança da passarela. Além disso, haverá mais fluidez para o trânsito. Além de ser a maior obra de mobilidade urbana na região, a nova Mário Covas ajudará na fluidez do Corredor Metropolitano, antigo Corredor Oeste, em construção pelo governo do Estado desde Itapevi até o bairro do Butantã, já na capital.

“Foram criadas as condições necessárias no município para que pudéssemos contar com o apoio e parceria das demais instâncias governamentais, possibilitando que o sonho da população de Carapicuíba, em ver a cidade bonita e modernizada, está prestes a se concretizar”, festejou  Sergio Ribeiro (PT) .

Para o prefeito, o novo centro também significará o novo perfil de Carapicuíba e terá a missão de ser indutor do desenvolvimento. “Oferecendo mais fluidez, a cidade atrairá consequente-mente mais investimentos, gerando empregos e mais tributos, que nós aplicamos na melhoria da qualidade de vida dos carapicuibanos”, projeta o prefeito Sergio Ribeiro (PT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui