A Prefeitura de Carapicuíba realiza, de 12 a 16 de junho, a Primeira Jornada da Cultura Inclusiva, uma ação que envolve as Secretarias da Educação e da Saúde, em parceria com o Movimento da Pessoa com Deficiência de Carapicuíba (MPDC), com o objetivo de estimular a mudança da cultura na sociedade em relação às pessoas com deficiências, e fortalecer a inclusão social.
A Jornada prevê a realização de seminários, rodas de conversa e oficinas organizadas pela Secretaria da Saúde, ocorridas nos dias 12 e 13, no Instituto Casa da Gente.
A Secretaria da Educação realiza o 2º Fórum da Educação na Perspectiva Inclusiva, no Instituto Casa da Gente, no dia 14, com destaque para a palestra "Não Sabendo Que Era Impossível, Ele Foi Lá e Fez". No período da tarde, , estão sendo realizados painéis temáticos. À noite, ocorre mesa de debates com os temas: Currículos, Práticas Pedagógicas e Avaliação.
No dia 15, em continuidade ao Fórum da Educação na Perspectiva Inclusiva, na Faculdade Nossa Cidade, ocorre das 8h às 11h, painéis temáticos, das 13h às 15h palestra sobre "Políticas Públicas na Perspectiva Inclusiva", e das 15h às 18h, haverá apresentação de pôsteres, painéis temáticos, encaminhamentos e encerramento com os professores da rede pública municipal.
Já o Movimento da Pessoa com Deficiência realiza, no dia 16, no Instituto Casa da Gente, palestra e discussão sobre as ações desenvolvidas pelas secretarias municipais desde 2009 e dos projetos a serem desenvolvidos em 2012.
O Movimento pela Educação Inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada, no Brasil antes da década de 80, em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, no mesmo espaço físico, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.
Participam das atividades, representantes de movimentos populares, entidades ligadas às questões de inclusão social e entidades religiosas, assim como outras filosofias de vida, além da Prefeitura do Município de Carapicuíba.
“É um tempo de mudar a postura a respeito da inclusão social. Nossa meta é implantá-la em todas as ações da administração pública”, afirma o prefeito Sergio Ribeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui