Na próxima segunda-feira, 11, a Câmara Municipal realizará audiência pública sobre “Gestão do Lixo e Novas Tecnologias”. O evento acontece na sede da Câmara Municipal, a partir das 19 horas, e tem apoio da Faculdade Nossa Cidade, Cooperativa Cara Limpa, Fatec e Etec e do Parlamento Metropolitano da Grande São Paulo.
A audiência pública, que acontece na oportunidade da Semana Mundial do Meio Ambiente e da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20), que ocorrerá em meados de junho no Rio de Janeiro, terá como tema “Reflexões sobre Políticas Públicas para Gestão Sustentável do Lixo”, um dos maiores desafios do século XXI, e contará com cinco palestrantes, com atuação em movimentos sociais, universidade, e atividade parlamentar.
As palestras serão dadas por Alexandre Pimentel, presidente da Câmara Municipal de Carapicuíba, geógrafo formado pela USP, e mestrando em Planejamento Urbano Municipal pela UNICAMP, pelo jornalista e escritor Leonardo Morelli, pelo presidente da Câmara Municipal de Osasco Aluísio Pinheiro, pelo presidente da Câmara Municipal de São Paulo José Police Neto e pelo pesquisador em gestão de resíduos sólidos da UNICAMP Alexandre Citvaras.
Na audiência palestrantes e os presentes discutirão a partir de temas como “Ações de Desenvolvimento Setoriais”, “Ações de apoio”, “Ações de Implementação” e “Ações emergenciais”. A audiência também poderá ser acompanhada ao vivo pela TV Câmara (www.camaracarapicuiba.sp.gov.br).
Para o presidente da Câmara Municipal Alexandre Pimentel, essa audiência é de fundamental importância para o planejamento do futuro. “A questão ambiental é uma pauta que inquieta o mundo todo, uma vez que precisamos nos desenvolver sem prejudicar as gerações vindouras. Essa audiência terá um papel importante para definirmos políticas de gestão do lixo em Carapicuíba, criando renda a partir disso, sem prejudicar o meio ambiente”, enfatizou.
=========================
Assista ao documentário “Lixo Extraordinário”
Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), Lixo Extraordinário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui