Administração traz comunidade para dentro das escolas nos fins de semana com atividades esportivas, de lazer e educativas
O Projeto Escola Aberta, iniciado em 2010, pela Prefeitura de Carapicuíba, por meio da Secretaria da Educação, permite que a comunidade do entorno das escolas participem de atividades educativas, de lazer, artísticas, físicas e esportivas, aos finais de semana, das 9 às 16 horas.
Inicialmente, o projeto foi implantado em quatro Escolas Municipais de Ensino Fundamental: (EMEFs) Argeu Silveira Bueno (Cohab 5), Edegar Simões (Ariston), Miguel Costa Junior (Jardim Angélica) e Noemy Silveira Rudolfer (Jd. Santa Brígida), envolvendo cerca de mil participantes, entre público fixo e flutuante, formado por crianças, jovens e adultos, sendo estudantes ou não.
O público, fixo e rotativo, aderiu e aprovou as atividades, e a partir de 2011, duas novas EMEFs aderiram ao projeto: Nai Molina do Amaral (Jardim Planalto) e Dep. João Hornos (Vila Cristina).
Em cada escola, um professor é responsável por escolher e organizar as atividades, que são condicionadas ao público presente. Ele conta com monitores especializados, que muitas vezes, residem no bairro e passam a integrar a grade de atividades.
As atividades em diversas áreas podem abranger mais de 15 modalidades, dependendo do público alvo e profissionais envolvidos em cada escola. São elas:
Atividades educativas: contação de histórias, aulas de inglês e informática
Atividades esportivas: treinos e jogos de vôlei, futsal, jogos de tabuleiro, handebol, basquete.
Atividades de lazer – brincadeiras populares, como queimada, amarelinha, e outras.
Atividades de educação física - caminhada, preparação para corrida, ginástica localizada.
Atividades artísticas – Dança de salão em diversos ritmos, teatro
Atividades manuais - oficina com materiais recicláveis, utilizando garrafas pet e revistas, confecção de bijouterias e pathwork (trabalhos com retalhos).
O grande leque de atividades, também pode ser ampliado de acordo com a demanda de cada bairro.
“O objetivo da nossa Administração é que a população se habitue a usar o espaço escolar que antes era ocioso aos finais de semana. A escola deve fazer parte da vida da comunidade, passando a zelar e defender o seu espaço.”, enfatiza o prefeito Sergio Ribeiro.
Fonte: Prefeitura de Carapicuiba
===================================
Compartilhe esta notícia e ajude mais pessoas a se manterem informadas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui