Com a página no Facebook, Lula reafirma sua disposição ao diálogo amplo e democrático.
Por Alencar Santana Braga
É impossível ignorar a importância das redes sociais, particularmente do Facebook, na sociedade contemporânea. Elas são um novo meio de comunicação e um espaço onde as pessoas podem externar suas opiniões livremente e interagir com os demais usuários em qualquer lugar do mundo.
Para se ter uma ideia da força do Facebook, na semana passada, o mercado financeiro internacional literalmente parou – em meio à crise que dizima a economia de boa parte dos países europeus, diga-se de passagem – para acompanhar a oferta inicial de ações do Facebook, que arrecadou US$ 16 bilhões na Nasdaq, a bolsa de valores das empresas de alta tecnologia, com sede em Nova Iorque.
Outra notícia surpreendente foi o fato de o Brasil ter se tornado o segundo país com o maior número de usuários dessa rede social, atrás somente dos Estados Unidos. Uma pesquisa divulgada no início do mês indica que já somos mais de 46 milhões de brasileiros conectados.
Em um país democrático como o nosso, podemos até dizer que o Facebook se tornou a Ágora moderna. Na Grécia antiga, berço da democracia, a Ágora era o local onde as pessoas se reuniam para discutir os assuntos de interesse público e todos tinham a oportunidade de se manifestar.
Não é de estranhar, portanto, que Lula também tenha criado a sua página no Facebook. Afinal de contas, não há dúvida de que, se existe no Brasil alguém com capacidade de formular propostas abrangentes e experiência de ter implantado políticas exitosas durante o seu governo é justamente o ex-presidente.
Lançada na última quinta-feira 17, mais de 115 mil pessoas já haviam “curtido” a nova página até o início desta semana, número muito superior ao de outros políticos que estão há muito mais tempo na rede social.
O resultado demonstra que Lula continua sendo a grande referência na política nacional, com o reconhecimento até de adversários – estando, portanto além de ideologias político-partidárias. Tudo isso é o resultado das mudanças promovidas durante o período em que Lula esteve à frente da Presidência da República, que transformaram o Brasil em um país melhor, mais desenvolvido, mais justo e respeitado no cenário internacional.
Com a página no Facebook, Lula reafirma sua disposição ao diálogo amplo e democrático, antenado com as novas tecnologias e ferramentas de comunicação para estreitar ainda mais seus laços com o povo brasileiro.
Alencar é Deputado estadual, líder do PT na Assembleia Legislativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui