sexta-feira, 18 de maio de 2012

CARAPICUÍBA TERMINA VERÃO SEM MORTES POR AFOGAMENTO, APONTA DEFESA CIVIL

No verão de 2008, foram registradas 58 mortes nos lagos. Quatro anos depois, esse número caiu para zero

A cidade de Carapicuíba chegou a registrar, no verão de 2008, 58 mortes por afogamento nos lagos dos Parques da Aldeia e Paturis. Quatro anos depois, esse número caiu para zero.

Segundo o Coordenador de Defesa Civil do Município, José Moreira – mais conhecido como Zezinho, essa redução é resultado de um trabalho de conscientização da população e da colaboração dos moradores, da Policia Militar e da Guarda Civil Municipal, que fiscalizam a proibição de nadar nesses locais.

Uma das primeiras ações tomadas pela Defesa Civil foi a instalação de placas com os dizeres: “Proibido Nadar – Risco de Afogamento!”, nos parques. Depois, foram realizadas campanhas preventivas instruído pais e jovens a não nadarem nos lagos.

Mesmo assim, em dias de sol, ainda é possível encontrar adolescentes nadando nessas áreas. “A resistência existe, principalmente, no período das férias escolares”, relata Zezinho, lembrando que em 80% dos casos de morte por afogamento na cidade, as vítimas eram crianças e adolescentes.

“Notamos também que nesse período, a maior parte das crianças pegas nadando são de outras cidades. Isso demonstra que os moradores de Carapicuíba aderiram a campanha e estão orientando seus filhos sobre o risco”, conclui.

Para manter esse índice em zero, também foram contratados agentes operacionais para orientar os freqüentadores dos parques quanto ao risco de afogamento.

Apesar da proibição e da campanha de orientação, crianças ainda nadam nos parques da cidade

Fonte: Jornal Diário da Região
===================================
Compartilhe esta notícia e ajude mais pessoas a se manterem informadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui