sábado, 18 de fevereiro de 2012

Entrevista com Irineu Casemiro, secretário de finanças do diretório estadual PT – SP

Na entrevista abaixo, Irineu lembra que foi o coordenador da Macro que quebrou a hegemonia dos coordenadores osasquenses, pois “antes para ser coordenador da Macro, tinha que ser de Osasco”. Ele também discorre sobre a articulação para as próximas eleições e lembra pontos importantes da história do PT Macro Osasco.

O Ex-coordenador do PT Macro Osasco e atual secretário de finanças do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores de São Paulo, Irineu Casemiro tem uma história de luta por melhores condições de vida da região. Filiado ao Partido dos Trabalhadores desde 1983 e morador do Taboão da Serra, Irineu ficou muito sensibilizado com as greves do ABC da década de 70 e acredita que esse foi um dos maiores estímulos que o fez entrar para a política.

Natural de Icó, pequeno município do Ceará, ele chegou em São Paulo e foi morar em Taboão, cidade onde começou uma militância e ajudou a organizar o partido, chegando a presidir o diretório municipal da sua cidade.

Na entrevista ao Portal Identidade abaixo, Irineu lembra que foi o coordenador da Macro que quebrou a hegemonia dos coordenadores osasquenses, pois “antes para ser coordenador da Macro, tinha que ser de Osasco”. Ele também discorre sobre a articulação para as próximas eleições e lembra pontos importantes da história do PT Macro Osasco.

Portal Identidade: Como você vê o trabalho da Macro de Osasco nesses 32 anos de PT?
Irineu Casemiro: Nesses 32 anos, a Macro foi uma instituição que não era muito respeitada internamente, nos órgãos superiores, na direção do Estadual, nas bancadas. O pessoal não respeitava muito. Porém, com o tempo ela passou a ser respeitada e reconhecida, pelo papel que a Macro desenvolve nas resoluções dos problemas do dia a dia. Inclusive na nossa gestão, eu não lembro nenhum caso grave que veio parar no diretório Estadual. A gente resolvia tudo lá com a Macro. Ela era uma espécie do acoche que amortecia todas as crises e não deixava elas irem para lá no diretório Estadual. Não é que não deixava, a gente resolvia por lá mesmo, pois tinha condição para isso. Agora, a Macro teve um papel fundamental nas eleições de nossos prefeitos e vereadores. A nossa Macro tem hoje quatro deputados, três estaduais e um federal. Hoje o papel da Macro dialoga no cenário estadual e nacional. Hoje é uma Macro que tem uma melhor votação do PT na eleição estadual majoritária, nós temos lideranças muito forte hoje no cenário nacional: João Paulo, Emidio, Sergio Ribeiro, Chico Brito, Geraldo Cruz são figuras que não só são lideranças do município, regional, estadual. São lideranças reconhecidamente nesse cenário nacional. Isso para nós é um orgulho e por isso que temos muita força nesse projeto do PT.

Portal Identidade: Qual a sua avaliação de 32 anos de PT mudando o Brasil?
Irineu Casemiro: Eu não consigo imaginar o Brasil hoje sem o PT. O PT conseguiu estabelecer uma marca, um jeito de fazer política. Elegemos o Lula depois de quatro eleições, depois de muita insistência, de muita luta, muita esperança. As pessoas não perderam a esperança no Lula e acreditaram no nosso projeto.

Portal Identidade: Como você vê a possibilidade de continuidade dos governos da Macro de Osasco?
Irineu Casemiro: Em Embu é uma boa surpresa. Eu acho que o governo lá está consolidado. Outra, com a vitória do João Paulo, nós consolidamos Osasco também. Eu acho que temos condições de ganhar Osasco. Devemos continuar, sem salto alto e com muita humildade, falando o que fizemos. O Emidio tem feito muita coisa, mas tem muita coisa por fazer, é verdade. Contudo, o João Paulo vai dar continuidade ao bom governo do Emidio e, com certeza, vai fazer um governo melhor, dado as circunstâncias que o prefeito vai deixar.

Portal Identidade: E a outras cidades da Macrorregião de Osasco?
Irineu Casemiro: Em Taboão a coisa não é fácil, não. O Governo tem dois candidatos, mas na verdade eles têm falado que tem um, que é o candidato do PSB, do atual prefeito, e nós temos o nosso, que é o Wagner – aquele que achamos o mais preparado para derrotar o PSDB. Em Itapevi, eu acredito que o PT não soube compreender o papel que a Ruth teve como prefeita. Nós não conseguimos nos aproximar dela e ganha-la politicamente. Também não conseguimos apresentar um candidato que unificasse o governo e que fosse do PT, daí ela lança o vice que tem condições de ganhar a eleição em uma chapa com o PT. Eu acho que lá já está tudo fechado. O PV vai indicar o candidato majoritário e nós devemos ficar com a vice. Em Cajamar, eu diria que o partido fez um movimento muito radical à direita, porque foi buscar uma figura para encabeçar nossa chapa num campo que eu mesmo não acreditava. É a Paula Ribas, que sempre foi nossa adversária histórica na cidade. Contudo, nós precisamos derrotar o PSDB na cidade.

Portal Identidade: E Jandira?
Irineu Casemiro: Jandira é a mais polêmica. Lá nós estamos em processo de escolha para saber qual é o nosso candidato. Nós temos três candidatos. Com a morte do ex-prefeito do PSDB o cenário ficou muito nebuloso, muito complicado. Porém, depois da última disputa que houve para o diretório de lá, houve uma divisão muito forte que culminou na saída do Gê, que foi para o PV e toda vez que sai alguém do PT, com o quilate do Gê, a gente se preocupa. Porém, agora ele é adversário. Temos o Zezinho, Julinho e Paulinho Bururu. Eles fizeram acordo de fazer uma pesquisa e parece que quem ocupar a melhor posição, será o cabeça de chapa. Eu acho que temos condições de retomar Jandira, o PT é bem aceito na aceito na cidade.

Portal identidade: Tem novidades sobre Barueri?
Irineu Casemiro: Tem uma coisa que nos preocupa hoje e ela se chama Barueri. Essa é uma cidade importantíssima para nós, dadas condições da cidade, como orçamento e geografia. Quem governa lá hoje é um adversário histórico. O PT aposta numa coligação com DEM, porém sabemos da resolução do 4º Congresso que proíbe coligação com DEM, PPS e PSDB, mas o partido precisa ver qual é a melhor tática para a cidade. Precisamos dar um jeito de vencer o nosso adversário, não, nem isso, ele é um inimigo na região. Ele financia os outros adversários para bater no PT.

Portal Identidade: Tem novidades sobre Juquitiba e Itapecirica? 
Irineu Casemiro: Juquitiba já está definido. É o Paulo Silva. Ele saiu do Governo Cida (PDT) e está muito animado. Em Itapecirica da Serra é o vereador Zé Maria que já vem fazendo um trabalho muito bom, está correndo, tem muita disposição. Aquele é um companheiro de primeira linha e ali é muito importante o PT ter candidatura própria com chances reais de ganhar. O Zé Maria está construindo uma aliança com mais de oito partidos. Eu participei do lançamento da Frente Popular Itapecirica Para Todos e fiquei muito animado com o que vi

Portal Identidade: Gostaria de deixar um recado para a militância da Macro de Osasco?
Irineu Casemiro: Bom, companheiros, continuem forte, trabalhando, organizando o partido. A minha vinda para o diretório estadual eu devo à Macro, aliás eu devo tudo para a Macro. Eu gostaria de agradecer os companheiros por ter confiado em mim e ter dado a condição para eu estar hoje na direção estadual, na Secretaria de Finanças, tentando fazer o melhor.

Fonte:  Linha Direta
=================================
Compartilhe esta notícia e ajude mais pessoas a se manterem informadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui