Às Lideranças.
Tenho participado de várias reuniões partidárias e o time de pré-candidatos está a cada encontro apresentando sua verdadeira escalação. Linguagem esportiva a parte, a verdade é uma só; quanto mais sedo definir quais são os papeis das lideranças; melhor será o desempenho dos coletivos que almejam dar sua contribuição no disputadíssimo ano de 2012. Mas quem está realmente preparado para assumir a responsabilidade de conduzir por sobre a sua pessoa uma proposta composta não só de ideias, mas também de esperanças de diversas pessoas que movidas por um laço de confiança colocaram suas reputação na defesa de seu líder escolhido.
O primeiro cuidado á ser perseguido nesta empreitada deve ser a manutenção da positividade nas atitudes diante dos problemas e não só das boas notícias que virão. Isto significa que independente do que aconteça o que persiste num grupo vitorioso é a visão da direção a seguir até a vitória.
No entanto energia acumulada com base em fantasias dá vigor de ação, atrai simpatia, porém com o desenrolar do embate os questionamentos vão desmoronando as afirmações sem comprovações práticas, e o que prevalece á a evidência da distância da realidade. Portanto quem não busca conteúdo acaba por ser envolvido numa bolha isolante em que; quem está dentro dela nada vê da realidade em sua volta, e como uma bolha de sabão é conduzida para as mais diversas direções, menos para o objetivo desejado.
Uma das perguntas que um grupo consolidado ou em processo de consolidação deve responder é a veracidade do movimento em que se propõe a organizar. Não dá para ganhar confiança quem nunca participou de movimentos constituídos de bandeiras de lutas dos direitos civis, e por uma mera questão estratégia eleitoral passar a ostentar tais bandeiras sem dominar a linguagem praticadas pelos autênticos ativistas. Ou o contrário ter sido membro de tais movimentos e devido a uma pesquisa no bairro, abandoná-las, porque a pesquisa apontou auto índice de reprovação às tais bandeiras. Mudanças repentinas que expõe uma descarada corrida por votos desperta suspeita e abre uma enorme brecha para os adversários. Absorver uma nova convicção é legítimo, mas leva tempo e traz sempre sofrimento e até desistência de candidaturas.
Com positividade, conteúdo e veracidade os passos fundamentais para a mobilização estarão sendo efetuados e os resultados viram com elementos surpreendentes; um deles é atrair para a mobilização particular do grupo, todo o clima entusiasmante arrastando os formuladores de opinião, que como sabemos possui um enorme capacidade de fortalecer uma campanha, e dar a ela uma imagem além dos objetivos eleitorais, como também atrair o núcleo central da campanha majoritária.
CARLOS MAGNO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui