O estacionamento rotativo em Carapicuíba tem provocado transformações na dinâmica da cidade e contribuído para o aquecimento da economia local.  
Ao percorrer as ruas do centro de Carapicuíba, já é possível notar as melhorias geradas com a implantação do sistema rotativo de estacionamento, mais conhecido como Zona Azul.  
Segundo dados da Prefeitura de Carapicuíba, do início do novo sistema até o momento, houve a diminuição de 50% no número de notificações, o que aponta para a assimilação da nova regra.  
A mudança de mentalidade do uso do sistema pode ser notada com relação às infrações cometidas por falta de cartão de estacionamento: 61% são de veículos de outras localidades e apenas 39% de Carapicuíba.    
As transformações também podem ser notadas com a melhoria da economia local. Os comerciantes passaram a vender mais e os consumidores estão comprando mais, haja vista a ampliação das opções de parada e estacionamento.  
Outro aspecto relevante do estacionamento rotativo é que o seu funcionamento tem contribuído para a segurança das ruas, inibindo a ação dos guardadores de veículos, os famosos “flanelinhas”.    
Para o comerciante Antonio Santiago, o estacionamento rotativo trouxe bons resultados: “estou em Carapicuíba há mais de 30 anos e vejo com alegria a chegada da Zona Azul, pois a iniciativa aumentou as vendas numa média de 15%. Além disso, os “flanelinhas” diminuíram e aumentaram as vagas para estacionar”, comemora. 
Educação no Trânsito 
A Prefeitura de Carapicuíba encara o trânsito da cidade como uma questão educacional.  Para se ter ideia, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, realiza a campanha “Filhos educando pais”, por meio de visitas às escolas onde são abordadas as questões de educação no trânsito por meio de situações do cotidiano.  
Nas aulas, as crianças aprendem a observar a sinalização do solo, tipos de placas e o funcionamento dos semáforos. O resultado, segundo os técnicos da secretaria, é que o conhecimento das crianças contribui para a melhor observação das regras de trânsito por parte dos pais.
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui