Carapicuíba tem mais um motivo para comemorar: a reforma e ampliação de escolas na cidade. Cuja conquista vem sendo perseguida pelo prefeito Sergio Ribeiro desde 2009. Conquista foi garantida com o Secretário de Estado de Educação na semana passada.
.
Na terça-feira, 17, o prefeito Sergio Ribeiro e sua equipe se reuniram na sede da Secretaria de Estado da Educação, com o atual secretário Herman Jacobus Cornelis Voorwald, onde foram contemplados com a notícia, de que as reformas solicitadas nas unidades escolares: EE Maria Marques Noronha, EE Cecília da P.V. Sardinha, seriam efetivadas e, além delas Herman Voorvald informou que as escolas EE Profª Aparecida Fátima Silva, e EE Vila Santa Luzia, também seriam beneficiadas.
.
A reivindicação do prefeito Sergio Ribeiro pela reforma, ampliação e a construção de uma nova escola, em terreno que a prefeitura está disposta a fazer doação no Parque do Planalto, iniciou-se em julho de 2009 – ano de inicio da atual administração -, devido a defasagem do atendimento no ensino fundamental e médio, ser inferior a demanda (como apontava o quadro do Censo escolar MEC/CINEP, ainda em 2009 - veja quadro).
.
A reivindicação encaminhada em 2009, não pôde ser efetivada, porque o município constava como inadimplente no Convênio do PAC - Programa de Ação Cooperativa Estado – Município para Construções Escolares, em contrato assinado com o Estado e a prefeitura de Carapicuíba no ano de 2001, aditado em 2003 e 2004. Cujo contrato foi apontado como irregular por falta de prestações de contas. O prefeito Sergio Ribeiro empenhou-se em resolver o problema, o que aconteceu em novembro de 2010 com a assinatura de um novo aditamento ao contrato, assinado pelo prefeito Sergio Ribeiro e o então secretário de Educação Paulo Renato, em novembro de 2010. Para resolver o problema a prefeitura de Carapicuíba teve que devolver valores que administrações anteriores não prestaram contas em 2004 ao estado, conforme processo n.º 2447/2001-SE (Vol. I a IV).
.
“A reforma destas unidades é uma vitória importante para o município. Mas estamos reivindicando ainda mais para nossa população, como a construção de novas unidades e de creches, que é a principal necessidade da área. Tenho certeza que o governo será sensível a nossas reivindicações”, enfatizou Sergio Ribeiro.
.
Reunião Técnica
.
Além disso, como havia ficado acertado, técnicos do Governo do Estado estiveram em Carapicuíba na última quinta-feira, 19, nas pessoas dos Srs. José Benedito de Oliveira (coordenador geral de ensino da região metropolitana da grande São Paulo), José Arlindo (Diretor de Obras e Serviços do FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação), Afonso Coam (Chefe do departamento de Obras do FDE), juntamente com a diretora geral da Diretoria de Ensino de Carapicuíba, Sra. Aparecida, em reunião no gabinete do prefeito, com o deputado estadual Isac Reis, a secretária de Educação de Carapicuíba, Aparecida da Graça Carlos, vereadora Professora Sonia e o diretor de obras Aramir Gomes dos Reis.
.
Na reunião acompanhada pela nossa reportagem, foram discutidos os principais problemas estruturais e de demanda das escolas, a inclusão de novas escolas no convênio de reforma e ampliação e o cronograma de obras, além de visita a EE Francisco Ribeiro Rosa no Jardim Tonato.
.
Ficou decidido que, neste ano serão reformadas e ampliadas 4 escolas, das quais, originalmente duas estavam incluídas no cronograma de obras deste ano, mas o prefeito Sergio Ribeiro conseguiu que a secretaria da educação incluísse as outras duas, a EE Francisco Ribeiro Rosa e a possibilidade de construção da nova escola que vai atender a demanda da unidade Nai Molina do Amaral, com a doação do terreno de 4.000m2 no Parque do Planalto.
.
Confira abaixo as escolas que serão reformadas e ampliadas:
.
EE MARIA MARQUES DE NORONHA
- Ampliação de 12 Salas de Aula, construção de 3 Salas ambiente, uma quadra Poliesportiva e reforma da área já existente.
* De acordo com informação do coordenador geral de ensino, Sr. José Benedito de Oliveira, esse processo já iniciou, e tem a previsão de assinatura do contrato em novembro de 2011.
.
EE CECILIA DA PALMA VALENTIM SARDINHA
Ampliação de 12 Salas de aula, construção de 3 Salas ambiente e reforma da área existente.
* De acordo com informação do coordenador geral de ensino, Sr. José Benedito de Oliveira, esse processo também iniciou, e tem a previsão de assinatura do contrato em novembro de 2011.
.
EE FRANCISCO RIBEIRO ROSA
Essa é uma das unidades principais em que foi pleiteada a ampliação, por se encontrar em uma das regiões mais carentes do município, no entanto por motivos de área disponível, essa unidade está em analise. Mas foi contemplada com uma reforma, para começar ainda este ano.
.
NAI MOLINA DO AMARAL
Pela demanda do local e indisponibilidade de área, deve ser construída uma nova escola no Parque do Planalto, para o atendimento do ensino fundamental em terreno de 4.000 m2, que vai ser doado pela prefeitura. Para contornar a demanda no local, os alunos serão direcionados a outras unidades próximas e transportados pelo Estado.
.
EE APARECIDA DE FÁTIMA
Ampliação de 3 Salas de aula, substituição de salas de madeira existente hoje, por salas confortáveis de alvenaria e reforma plena de toda a unidade. Reforma vai iniciar ainda este ano.
.
EE SANTA LUZIA
Ampliação de 2 salas de aula e reforma plena da unidade.
===============
PARTICIPE DOS ACONTECIMENTOS DE NOSSA CIDADE. DEIXE SEU COMENTÁRIO SOBRE ESTA NOTÍCIA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui