quinta-feira, 19 de maio de 2011

Estação de Carapicuíba expõe obras de arte


Até o dia 31 de maio, das 9 às 17 horas, a estação Carapicuíba, na Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi) da CPTM, está exibindo pinturas de artistas do Projeto Vivendo Arte São. são 52 obras de estilos diferentes que ilustram cenas da natureza, fauna, retratos, entre outros temas.

O projeto, fundado em 2005, foi uma iniciativa do delegado de polícia Wagner Lombisani, formado em artes plásticas. Ele trabalhava na região de Carapicuíba e propôs uma atividade educativa para as crianças da comunidade. O espaço em frente à delegacia de polícia se transformou em ateliê de artes, onde Wagner passou a dar aulas de pintura e desenho. Hoje, o projeto tem a participação de 60 alunos entre crianças, adolescentes e adultos e é dirigido pela artista Edna Nascimento.

Edna explica que o curso é totalmente gratuito graças às doações que recebem de empresas e colaboradores. No entanto, o pré-requisito é que as crianças participantes tenham a partir de 8 anos e estejam matriculadas no ensino fundamental. O objetivo é que desenvolvam suas técnicas manuais e intelectuais, estimulando a criatividade e a expressividade, com um bom aproveitamento nos estudos. "Os alunos ficam livres para colocarem a criatividade em prática", comenta a coordenadora.

Um dos participantes da mostra é o encarregado da estação Jardim Belval, Luiz Carlos Leite, com três telas expostas. Ele descobriu o Vivendo Arte em 2009, e desde então não falta um dia às aulas. "Sempre tive vontade de pintar, mas nunca tinha feito nada antes". Luiz se surpreendeu com os resultados e hoje a pintura é a sua "terapia", como ele mesmo define. "Quando vemos a arte tomando forma é uma alegria. A gente se entrega e esquece o mundo", conta.

A exposição mudou a rotina da estação Carapicuíba e chama a atenção do público. "Tem sido um sucesso. As pessoas param para perguntar, já que muitas não conheciam o projeto", destaca Edna. A mostra está localizada na área livre da estação e é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui