Obras ficam prontas até 2014. Em 120 dias inicia a construção de terminal de ônibus no Munhoz Júnior
A construção de um terminal rodoferroviário no Km 21, na divisa entre as cidades de Osasco e Carapicuíba, ganhou sinal verde do governo do Estado para sair do papel. O projeto, que visa unificar os transportes por trens e ônibus na região, existe desde 2007 e chegou a contar com sinalização de verba, via emenda de bancada, do governo federal, mas nunca saiu do papel.
No início deste ano, os prefeitos de Osasco, Emidio de Souza, e de Carapicuíba, Sergio Ribeiro, apresentaram a proposta de parceria ao governo do Estado. E, no último dia 5, o presidente da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), Joaquim Lopes da Silva, confirmou que o governo tem interesse no projeto. A ideia é que ele seja integrado ao Corredor Oeste, espécie de “linhão” que vai integrar ônibus, trens e metrô entre a cidade de Itapevi e bairro do Butantã, na Capital. A primeira fase da obras, com viário de 5 quilômetros entre Itapevi e Jandira, está em fase de desapropriação de terrenos e vai completar o corredor que já existe entre Barueri e Osasco.
O anúncio foi feito por Joaquim Lopes da Silva durante reunião realizada na última quinta-feira, dia 5, com o deputado estadual Marcos Martins, o presidente da Câmara de Osasco Alusio Pinheiro, o vereador Nelson Matias e uma comissão de moradores de Osasco, na sede da empresa.
Segundo ele, as linhas de ônibus que trafegam entre essas cidades da região transportam, atualmente, cerca de 90 mil passageiros por dia. Com o projeto, serão implantados, nesse mesmo trajeto, ônibus articulados e expressos, além do corredor viário, o que vai diminui em cerca de 30% o tempo das viagens.
De acordo com Lopes, para a conclusão da 1ª etapa do projeto, de reorganização e melhoramento das linhas, é “estratégico concluir o terminal de ônibus do Km 21”. "Já conversei com os prefeitos de Osasco, Carapicuíba e Barueri e as tratativas estão bem adiantadas. Sei que o trem e o Metrô são transportes de grande eficiência e qualidade, mas só estarão disponíveis a longo prazo. O transporte público sobre pneus, além de ser eficiente e de qualidade, pode ser disponibilizado em um curto espaço de tempo. É o que pretendemos realizar com o Corredor Oeste", revelou.
A expectativa é que todo o projeto seja concluído até a Copa do Mundo em 2014.
BOa noite! gostaria de saber se vai acontecer desapropriação no k 21 para as obras da estação ferroviaria? Obrigado Lucia 3608-3376
ResponderExcluir