sábado, 21 de maio de 2011

Em Carapicuíba, saúde mental também é prioridade de governo

Prefeitura de Carapicuiba, através da Secretaria de Saúde, assume o compromisso com a luta antimanicomial.
Dezoito de maio é o Dia de Luta Antimanicomial. Carapicuíba participa desta luta. Recentemente, em 19 de março, aconteceu a primeira Reunião  do Fórum Paulista da Luta Antimanicomial, na FALC - Faculdade Aldeia de Carapicuíba, com o objetivo de fazer uma análise dos desafios extraídos da IV Conferência Nacional de Saúde Mental 2010 diante a atual conjuntura política.
Deste Encontro resultou na elaboração do documento denominado a “Carta de Carapicuíba”, que aponta as diretrizes de como tratar e cuidar de pacientes em saúde mental, conforme Lei Federal 10.216, que reordena o atendimento na área no Brasil.  A Carta foi aprovada no XXV Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo em 29 de março, e foi entregue ao Ministro da Saúde como proposta do Movimento de Luta Antimanicomial.

Reforma psiquiátrica

A reforma psiquiátrica é um dos grandes desafios da Saúde Mental. Dispositivos como os CAPS – Centros de Atenção Psicossocial I -  CAPS II,  CAPS III, CAPS Infantil e CAPS Álcool e outras Drogas, residência terapêuticas e os Centros de Convivências,   têm se mostrado eficientes na modificação do tratamento através do  participação e envolvimento do usuário, do familiar e da comunidade  no   processo da humanização, como tratar e cuidar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui