Municípios têm, respectivamente, 10,7 mil e 10,4 mil habitantes por quilômetro quadrado, ocupando 3º e 4ª lugares no ranking paulista
.
.
Levantamento feito pelo Censo 2010, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), revelou que Carapicuíba e Osasco estão entre as cinco cidades com maior densidade populacional do Estado de São Paulo, junto aos municípios de São Paulo, Diadema e Taboão da Serra.
Segundo o estudo, essas cinco cidades possuem uma distribuição média de habitantes por quilômetro quadrado equivalente às grandes metrópoles mundiais, como Nova York, nos Estados Unidos, Tóquio, no Japão, e Nova Delhi, na Índia.
A chamada “taxa de povoamento” de Carapicuíba é a 3ª maior do Estado, com 10,7 mil pessoas/km². A cidade tem uma área de aproximadamente 35 quilômetros quadrados, onde vivem cerca de 370 mil habitantes. Já Osasco aparece em 4º lugar, com uma média de 10,4 mil habitantes dividindo cada quilômetro quadrado. Com uma área total de 65 quilômetros quadrados, a cidade tem população de 666,5 mil habitantes.
Diadema, também na região Metropolitana de São Paulo, é a cidade mais povoada do Estado, com um índice de 12,5 mil pessoas/km². Taboão da Serra aparece em segundo lugar, com 12 mil habitantes/km², enquanto que São Paulo fica em quinto lugar, com 7,4 mil pessoas/km².
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui